domingo, 21 de junho de 2009

ARGENTINA

Em resumo:

Atualmente, Argentina localiza-se entre os primeiros produtores de vinhos em nível mundial, conjuntamente a países como França, Itália, Espanha e Estados Unidos.

Conta com oito regiões vitivinícolas “alinhadas” de norte a sul, que variam em latitude, altitude e solos, e que produzem os mais destacados Malbec e Torrontés que se encontram no mercado internacional.
A história da Vitivinicultura Argentina remonta-se à época da colonização, já que o cultivo da vide estava estreitamente relacionado com as práticas agrícolas dos colonos espanhóis.

As primeiras espécies Vitis vinífera chegaram em meados do Século XVI em Cuzco (Peru), dali passaram a Chile e a partir de 1551 foram introduzidas na Argentina, propagando-se pelo centro, oeste e noroeste do país nas Províncias de Mendoza e San Juan implantaram-se as primeiras vinhas entre 1569 e 1589, o que deu lugar, com o passar do tempo, ao desenvolvimento de uma grande indústria que transformou a aridez desta zona, em verdes e extensos oásis.
Na decada de 70 ocorre um processo de reconversão para vinhas de alta qualidade enológica para brindar matérias primas adequadas para a elaboração de vinhos conforme às condições dos mercados externos.

Uvas mais plantadas:
( Uvas tintas) Malbec UVA INSÍGNIA ARGENTINA, Bonarda, Cabernet , Cabernet Franc, Sangiovese, Syrah, Merlot, Tannat, Pinot e Tempranilho, entre outras.
(Uvas brancas) Chardonnay, Chenin Blanc, Pedro Ximénez, Riesling, Sauvignon Blanc, Semillón, Torrontés, Ugni Blanc e Viognier entre outras .




Aqui a uva Malbec.

A Rainha dos vinhos tintos Argentinos .


Vista: O Malbec apresenta uma cor vermelha profunda, rubi intenso com matizes violáceos ou azulados que pode chegar a parecer quase negro, durante os dois primeiros anos estas cores estão definidas pelo vermelho cereja ou vermelho guinda, depois se vislumbram matizes roxos.

Olfato: Os vinhos Malbec, ao nariz, são florais e frutados (frutas selvagens e frutos secos). De aroma intenso e frutado, dentro dos aromas principais deste vinho poderemos encontrar guindas, ameixas, café, chocolate, couro, trufa, baunilha, uvas passas, entre outros. A baunilha aparece pela oxidação em madeira de roble nas barricas em combinação com os polifenóis do vinho.

Sabores: Os vinhos Malbec são cálidos, suaves e com taninos doces muito agradáveis. À boca podem apreciar-se sabores a marmelada de ameixa, doce de guinda, chocolate, frutas secas, baunilha e gostos balsâmicos. Costuma ter notas herbáceas e quando o cepa não é recolhida em sua ótima maturação costuma determinar um gosto amargo. Quando se envelhece em garrafa pode adquirir gosto a fumo, pimenta, canela ou couro .

Comidas: O Malbec é ideal para acompanhar: • Carnes vermelhas; • Queijos duros; • Massas com salsa de tomate; • Carnes à parrilla.

A temperatura de serviço de um Malbec, a qual lhe permite ao vinho se expor diante de nós destacando seus aromas e sabores, rodada entre os 16º a 18º, para um vinho jovem e entre os 18º-20º, para um vinho de guarda. Para um Malbec de guarda seria muito interessante usar decantador, pelo menos uma hora antes de bebê-lo .

NÃO SÓ DA UVA MALBEC VIVE A ARGENTINA .
Veja alguns vinhos premiados em concursos Internaciónais em 2009 e o melhor de todo é que eles estão no mercado Brasileiro.


Concurso - International Wine Challenge- Londres .

Medalhas de Ouro - Tintos
Pascual Toso Malbec 2008, Mendoza, £7.99
Magdalena Toso 2006, Malbec, Mendoza, £59.99
Jean Bousquet Malbec 2007 Mendoza, £7.50
MalbecJean Bousquet Malbec Reserva 2007 Mendoza, £9.
Waxed Bat 2008, Syrah, Mendoza, £6.99
Fabre Montmayou Patagonia Barrel Selection Malbec 2007, Río Negro, £8.99
Trivento Reserve Malbec 2006 Mendoza, £6.99
Felino Malbec 2007 Mendoza, £9.36
Santa Julia Reserva Tempranillo 2008 Mendoza.
Chakana Reserve Malbec 2007 Mendoza.
--------------------------------------------------------------------

Concurso - Decanter World Wine Awards 2009.

Medalha de Ouro - Tintos.-
Altos Las Hormigas Vineyard Selection Reserva Malbec 2007, Mendoza.
Andeluna Malbec 2007, Mendoza.
Bodega Colomé Malbec Estate 2007, Valle Calchaquí - Salta.
Bodega Ruca Malen Malbec 2007, Mendoza.
Nieto Senetiner Cadus Malbec 2.005, Mendoza.
Pampas del Sur Gran Pampas Malbec 2006, Mendoza.
Pascual Toso Finca Pedregal Single Vineyard 2005, Mendoza.

-----------------------------------------------------------------
Números 2009 .
Superf. cultivada 225.846
Quantidade de Adegas 1322
Colheita de uvas (2009 - Dado provisório) 2.137 mill.Kg.
Elaboração de vinhos (2009 - Dado provisório) 1.067 mill. lt.
Consumo Interno (Março 2009) 822.703 hl.
Exportações de vinho (Março 2009) 223.227 hl.
Exportações de mosto (Março 2009) 58.824 hl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário