terça-feira, 16 de junho de 2009

1º REGIÃO


Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guyana, Paraguay, Peru, Suriname, Uruguay e Venezuela, em estes países temos produção de vinho .


Primeiramente falaremos dos vinhos criados na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, deixamos de lado no momento os demais países pelo fato de que a produção de vinho não tem a qualidade e a expressão destes quatro, isto não determina que em alguma safra em determinado momento o Peru, a Venezuela ou algum outro não obtenham um vinho digno de prêmios.
Porém a realidade puramente geográfica faz com que as uvas viníferas nestes países
não tenham a melhor evolução para dar vinhos melhores, as uvas utilizadas na elaboração de vinhos não se adaptam a temperaturas extremas, a invernos muito frios ou a verões muito quentes.

Para que o ciclo natural se cumpra, a parreira terá de ter temperaturas baixas no inverno que progressivamente aumentem durante seu ciclo vegetativo acompanhada de boa insolação.


O ciclo da videira, Hibernação, Floração e Frutificação está notavelmente favorecido no Hemisfério Sul entre os paralelos 30º e 45º no qual Argentina, Brasil, Chile e Uruguay se encontram entre outros países como África do Sul, Austrália e Nova Zelândia .

No hemisfério Norte a faixa está entre os paralelos 50º e 30º .



Apesar do chavão " gosto não se discute" sei que já alguma pessoa tomou um vinho da Guyana e o achou excelente e teve um belo momento com ele.

Lembremos a região produtora ás margens do rio São Francisco no Nordeste Brasileiro e outras regiões do mundo bem afastadas dos paralelos citados que a cada dia evoluem mais, confirmando as exceções, geralmente com vinhos leves e curtos que nos bons casos deixam uma sensação agradável na boca para muitos .

Não basta só estar entre os paralelos 30º e 45º, fatores como o solo ( Terroir) o índice pluvial o índice de umidade e a insolação, são determinantes para que a casta de uva plantada se desenvolva bem ou não.


Por exemplo, se justo na fase final da Frutificação que se da no verão por aqui, chover, a fruta absorverá a água e com isso perderá concentração de açúcar e assim na fermentação perderá o teor alcoólico mínimo para ser comercializado.
A escolha da uva e o pedaço de terra a ser cultivada é fundamental.
Não se planta onde se quer, se planta onde se pode .

Não colocaremos um país ou uma região contra outra em comparações tolas já que o vinho é um conciliador e se em cada país do sul da América for criado um vinho bom, todos ganhamos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário