terça-feira, 23 de junho de 2009

URUGUAI

Em Resumo:
Situado entre os paralelos 30° e 35° latitude Sul e entre os 53° e 58° de longitude, o Uruguai encontra-se situado numa zona austral de clima moderado. Precisamente numa faixa considerada de alta potencialidade vitivinícola


Com uma população de três milhões e meio de habitantes e com uma superfície de 176 mil quilômetros quadrados, constitui dentro da América Latina um país relativamente pequeno, com uma cultura marcadamente Européia e com raízes prendidas ao espírito otimista do Gaúcho.

A população é diversa mas domina a espanhola, a italiana e a francesa, o que fica refletido na vitivinicultura.


Entre a Argentina, o Brasil, o rio da Prata , o rio Uruguai, e o Oceano Atlântico, o Uruguai se situa na grande porta de acesso da América do Sul.



Este aspecto, somado à solidez do sistema político econômico uruguaio e à posição que ocupa o país em termos de tecnologia das comunicações, colocam o Uruguai como um grande exportador, tanto para a região quanto para o mundo.


MAIS DE UM SÉCULO DE HISTÓRIA:
Embora a história mais conhecida sobre a vide em essas terras data de pouco mais de um século, o verdadeiro início faz já 250 anos, quando os imigrantes introduziram a vitivinicultura ao país e todos os seus conhecimentos.
A partir de 1870 a indústria vitivinícola muda o seu perfil comercial por causa de dois notáveis propulsores do ramo: Dom Pascual Harriague – quem introduzira a cepa francesa Tannat, hoje nossa variedade mais representativa mundialmente-, e Dom Francisco Vidiella, introdutor da variedade francesa Folle Noire .



Vendimia com máquinas de última generação importadas da França.





Atualmente, Uruguai possui quase 9000 hectares de vinhedos de ótima qualidade enológica. É fundamentalmente, um país de pequenos produtores de uva e vinho, onde 100 dos estabelecimentos são familiares com mais de três gerações em atividade, e a produção média anual é de 95 milhões de litros elaborados em 280 adegas.



Entre outras variedades de uva cultivam as tintas Tannat, Merlot, Cabernet, Malbec .
As brancas Sauvignon, Chardonnay, Semillón, Riesling, etc.




UVA TANNAT



No contexto mundial, com isenção aduaneira e uma economia globalizada, o vinho uruguaio apresenta vantagens competitivas e constitui cada vez mais um produto desejável no mercado internacional.






Adega Carrau .







Eslovenia realiza o concurso de vinhos mais antigo do mundo ( LJUBLJAINA ) considerado o mais importante. No ano de 2007 o vinho Tannat - Dinastía safra 2004 da adega Vinos Finos H. Stagnari Ltda foi eleito o Campeão do Mundo e Medalha de Oro .


Na edicão 55ª LJUBLJAINA 2009, os vinhos Uruguaios ganharam 9 medalhas de Ouro duas de prata e o TROFEO TSUKAMOTO outorgado ao vinho tinto melhor caulificado do concurso.


TROFEO TSUKAMO
TOCASTEL LA PUEBLA
Tannat 2004 Vinos Finos H. Stagnari Ltda.


MEDALHAS de ORO

CASTEL LA PUEBLA Tannat 2004 Vinos Finos H. Stagnari Ltda.

100 AÑOS TANNAT OAK AGED 2005 Bodega Plaza Vidiella

BOTRYTIS EXCELLENCE Gewurztraminer 2002 Dante Irurtia S.A.

COSECHA PARTICULAR Cabernet Sauvignon 2005 Dante Irurtia S.A.

TANNAT B6 2007 Bouza Bodega Boutique

GIMENEZ MENDEZ Tannat Premium 2006 Bodega Plaza Vidiella

RESERVA DEL VIRREY Tannat Roble 2004 Dante Irurtia S.A.

GIMENEZ MENDEZ Alta Reserva Tannat 2008 Bodega Plaza Vidiella

100 AÑOS Tannat RESERVA FAMILIAR 2007 Bodega Plaza Vidiella -


MEDALHAS de PLATA

DON ADELIO ARIANO Tannat 2005Ariano Hnos. S.A.

RESERVA DE LA FAMILIA Tannat 200Vinos Finos H. Stagnari Ltda.

Um comentário: